16 de novembro de 2011

...Filosofia de Colméia...



Palavras do livro... 

TEMPO DE ESPERAS 

- O ITINERÁRIO DE UM FLORESCER HUMANO - Fabio de Melo



"...Argus é um cão que amo muito. É um grande companheiro que tenho em casa.Argus não é um cão bravo que possa me servir como vigia.Também não possui pedigree para que possa ser exposto e premiado em concursos de cães. Argus não é bravo, nem belo. Cheguei à conclusão de que Argus é um inútil para mim. Não  me serve para nada, e, no entanto, eu não consigo imaginar minha vida sem ele. Há coisas que nos são inúteis, mas mesmo assim nos são indispensáveis. 

Há sempre um perigo no amor que tem utilidade. Enquanto o outro exerce alguma função em nossa vida, corremos o risco de não experimentar o amor gratuito. A utilidade pode parecer amor, mas não é. Amor que se fundamenta na utilidade que o outro tem corre o risco de se transformar em abandono num futuro próximo. 
Quando queremos o outro só por causa da utilidade que tem para nós, agimos para satisfazer nossas necessidades. Amamos até o dia que o outro nos é útil. No dia em que deixa de ser, mandamos embora. dispensamos. É possível amar os inúteis?..." 
...

OBRIGADA pelo presente....muitas palavras, frases e paragráfos tem me tocado profundamente....... 
Fica a dica para dialogarmos... 



Paula

...



Huummm..... 

E vc disponibilizaria do teu tempo para amar um doente inutil??? 

Abriria mao de muitas coisas pra amar ele e ficar ao lado dele... e limpar... e conversar...e gastar $$...



Mesmo sem ganhar nada em troca?? 

  

Eu com o coração e pensamento que me encontro hj em dia.....sei que não amo a esse ponto... 

......





Só acho que podemos trocar a palavra "inútil"... 

Podemos amar sim, um doente na cama é "inútil"...

Ah! mas quanto amor se tem pra dar os entes queridos deles... 

Quanta fé se consegue com esse tipo de "inutilidade"...


Continuo achando que é o olhar de cada um...
Karine
...........................................

Penso que aqui houve um " tô nem aí" bem egoísta, ou no mínimo limitado...
Aline
............................................


Também acho que amar é gratidão e liberdade.
As pessoas e as coisas que temos somam algo em nós, somos mais com o outro, sendo o outro amado ou não.
Tudo tem um valor sentimental, emocional, etc... mas se formos gratos as coisas serão mais leves.

O cachorro...esse "inútil" ele tinha algo que dava sentido para ele. 

As vezes eu olho pra minha cachorra, ela é uma inútil, não faz nada, nem cuida da casa, mas é doce, brincalhona e a melhor parte, pra ser feliz só precisa de um pouco de comida e um pouco de carinho, sem pedir nada em troca, tão simples.... que inveja...rs...
Cintia
.................................
Não conheço o amor sem utilidade. 

Acho que desconheço essa maneira de amar... 

Cris
.............................................

A respeito do doente....

...se fosse pessoas que eu amo sim.....meu filho, meu marido....vc... 

È claro que não dá pra parar de viver para ficar ao lado de alguém, mas jamais pensaria em ganhar algo em troca.... 

Claro que quando falamos que esse "doente" é alguém que não conhecemos fica mais complicado, mas se encaramos ajudar nunca vai ser pra cobrar nada...... 


No encontro...Final de Semana de Jovens com Cristo...

Não recebemos nada em troca, materialmente falando, mas que prazer sentir Deus e a alegria 
dos amigos... claro que não dá pra parar de viver para ficar ao lado de alguém, mas jamais pensaria em ganhar algo em troca...claro que quando falamos que esse "doente" é alguém que não conhecemos fica mais complicado, mas se encaramos ajudar nunca vai ser pra cobrar nada...
Karine
..................................................
Penso que aqui estamos só recebendo....ganhando...e mantendo a nossa consciência tranquila...Sem comprometer-me ...afinal não conheço a grande maioria mesmo... e estou FELIZ ao lado daqueles que conheço ....ainda fazendo "uma boa ação" ....Hoje isso é muito pouco pra mim... 
Minha gratidão à Deus é maior!
Aline
..................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário

...podas...quando você comenta eu posso crescer...pensar...amadurecer a idéia...