23 de dezembro de 2011

...ser pertencente...

Pertencer à um grupo de amigos, à uma instituição 
ou mesmo à vida de alguém 
depende exclusivamente de como fazemos nossas escolhas...
é um sentimento de esvaziamento e gratidão tão profunda...
que não se mede...


Hoje recebi uma mensagem que me fez refletir essa verdade que é minha, 
pois tomo posse dela...
Isso me faz feliz agora!




Embora não faça parte deste grupo escolar partilho essa mensagem com uma gratidão imensa port ter recebido a mesma juntamente com o grupo que fez o trabalho neste local como eu acredito que deva ser...


Somando aos nossos esforços num outro equipamento da mesma instituição de ensino...
SONHAMOS JUNTOS E CONSTRUÍMOS UMA NOVA REALIDADE!!!

ANDERSON, SOU GRATA PELA SUA VIDA
 E POR DISTRIBUIR ESSE TEU CONHECIMENTO
 DE FORMA TÃO GENEROSA QUE EU ELEVO LOUVORES À DEUS 
POR PODER VIVENCIAR TUDO ISSO!

FELIZ 2012 PRA NÓS!!!!

.......

Amados  e Amadas:

Talvez poucas pessoas acessem o e-mail agora devido às férias, mas se você acessar, saiba que eu lhe desejo boas festas, Feliz Natal e Feliz Ano Novo, que as coisas se renovem no próximo ano.

Não sou muito fã de datas, por isso vou aproveitar o ensejo e dizer o seguinte, numa coisa que repito através dos anos:

A questão do conhecimento é um constructo social, que varia de lugar para lugar de tempos em tempos, entre gerações. Porém chegamos a um ponto crucial, até onde avançamos? Qual é o nosso limite? Porém, nosso limite não pode ser pouco, tem que ser muito, mas não dá pra esperar, temos que ir atrás, buscar, avançar, correr e parar jamais.

Muitos param pelo caminho, mas quem está certo? Quem está errado? Aquele que progride sem refletir ou o que para e fica a  pensar? Aquele que corre sem saber seu destino, ou aquele que sabe o que quer, mas o faz desordenadamente? Aquele que reivindica sem saber, ou aquele que busca fundamentar suas opiniões? 

Impossível saber.


Talvez todos estejam certos, dentro dos  limites das suas construções sociais. Porém quando todos estão certos, o mundo é caduco. Espero eu estar sempre errado e correndo atrás de consertar meus erros. Avalio que, numa vida tão curta quanto a nossa, esta é feita para ser vivida e vívida!


Aprendemos juntos, neste 2011, lições valiosas. Talvez para além da sala de aula, além dos muros da escola quando você se dispôs a sair pela cidade com nossos alunos. Esse é o maior valor da educação: criar formas de refazê-la de outras formas e para além da sala de aula.

O que eu sempre quis e quero ao longo desse nosso encontro de vida é isso, encontrar pessoas valorosas como te encontrei e que sabem que estão num crescendo constante!

Por exemplo, todo mundo se acha dono de algum conhecimento ou opinião, mas será que o somos de verdade? Todo mundo se acha certo, mas será que o somos de verdade? Todo mundo crê que faz e tem reponsabilidade social, mas será que tem de fato? O que está por trás das coisas, das idéias, das palavras fáceis? O que move a ciência e o que move o nosso conhecimento?

Para ser ético consigo mesmo é preciso observar uma série de coisas e mais que isso, ser algo que hoje e difícil a todos nós:

SER MUITO, MUITO AUTO-CRÍTICO. SABER LER O MUNDO E SABER LER O SEU MUNDO, COM TODOS OS AGRAVANTES QUE ESTÃO AO NOSSO REDOR.

Espero que você siga sendo ético consigo na sua vida, no seu trabalho, com sua família, com seus amigos, com seus amores, com suas (seus) amantes, com o mundo, com a ciência que você está ajudando a construir na nossa Escola. Que juntos vamos tentando erguer e tenho certeza que o estamos fazendo, uns mais outros menos, uns mais depressa outros mais devagar.

Para ser bom, humano, cientista, uma coisa está acima de tudo e isso é difícil a todos, infelizmente... e se resume a uma palavra:

VERDADE

Enfim, seja verdadeiro.

Isso é ser cientista, professor, bacharel, licenciado. Professor da nossa escola: CEU EMEF JOSÉ SARAMAGO! Professor que ensina essa busca pela verdade, por isso confio meus filhos à sua educação, ao seu trabalho!

Isso será um grande passo.

Obrigado a todos pela paciência comigo. Muito obrigado. Agradeço a cada um de vocês pelas brigas, pelos contatos e por tudo que aconteceu nesta caminhada juntos. A mim valeu a pena, como diz Fernando Pessoa: "tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

A VERDADE é uma construção de AMOR, quero que todos tenham amor com nossa escola, com nossos alunos, com nossa própria formação, pois só assim construiremos um mundo ético e verdadeiro de fato. Quando uma pessoa, ou uma empresa, ou um negócio, ou um profissional sabe transmitir amor, ela cuida de seus funcionários, clientes, diretores, faxineiros, porteiros, a TODOS com o mesmo afinco e a mesma dedicação. A mim isso é ser ético! A mim isso é ser educador. E educador todos somos.

Obrigado a cada uma de vocês por terem me ensinado algo durante este ano, todos me ensinaram, sim, algo importante a mim e à minha vida. Levarei isso para sempre! Vocês, ao me ensinarem a fazer coisas conjuntamente e ao permanecerem juntos, coesos como grupo de professores de nossa escola, me ensinaram a si mesmas o valor de estar junto, agregado, fazendo a muitas mãos.
  
MUITO, MUITÍSSIMO OBRIGADO.

Abraço fraterno a todos e a todas.

Que em 2012 sigamos nos encontrando na nossa escola, na sua sala de aula, criando uma escola pública de fato (isso é um pouco demorado), lutando por dias, espaço, vidas e um mundo melhor.

Esta é uma época de presentes, mas troco todos eles pelo presente de te ter ao meu lado, na nossa escola em 2012, 2013, 2014..



Anderson Severiano Gomes
Diretor - CEU EMEF José Saramago

CONSTRUINDO JUNTOS UMA ESCOLA PÚBLICA, QUE SEJA PÚBLICA DE FATO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...podas...quando você comenta eu posso crescer...pensar...amadurecer a idéia...