9 de janeiro de 2013

O que é o amor esponsal???


O amor esponsal o amor verdadeiramente recíproco entre almas esposas: a nossa e a de Jesus Cristo.

O amor esponsal sempre foi visto como algo próprio da relação da vida religiosa com Jesus. Sempre foi associado ao celibato na vida religiosa consagrada.

No entanto, na Vocação, no Carisma Shalom  o amor esponsal  "vem" como uma grande profecia para Igreja. É uma novidade do Espírito, da Igreja.

O AMOR ESPONSAL no carisma Shalom é para TODOS.

Somos chamados a vivermos como almas esposas de Jesus: mulheres, homens, crianças, idosos, adolescentes, jovens, solteiros, casados, celibatários...TODOS! Somos chamados a nos relacionarmos desta forma com Jesus,  como ALMAS ESPOSAS. Deus nos deu essa forma como beleza no nosso carisma.

É preciso que mais do ouvir falar, passemos a experimentar dentro de nós algumas das graças que este amor esponsal nos dá na vida com o Senhor, essa forma que Deus quis que nós no Carisma Shalom nos relacionássemos com Jesus, como almas esposas do Senhor.

A medida que vamos experimentamos nossa alma é convocada a agir e assumir características próprias desse relacionamento.

Existem muitas vocações e é Deus quem escolhe como vai se manifestar no meio dos homens para gerar um "relacionamento" e as características próprias desse relacionamento.

Cada vocação é chamada a se relacionar de uma forma, com Jesus redentor, Jesus libertador, Jesus misericordioso...enfim,  na Vocação Shalom somos chamados a nos relacionar com Jesus como o Esposo de nossas almas. O Amado da minha alma.

Muitos homens podem se incomodar com essa forma de relacionamento com Jesus: o Esposo da Alma, o Amado. Mas essa forma expressa o grau de intimidade com o Senhor Jesus, o grau de intensidade. É algo concreto, real. Amar Jesus Cristo esponsalmente é muito mais do que real!!! Não é algo abstrato, que paira no ar, que ninguém consegue tocar, longe, não é simplesmente suspiros romantizados da alma... "Ahhh sou alma esposa de Jesus..." NÃO! Porque esse amor é experimentado na carne!

Porque este Amor é constituído de Cruz e Ressurreição. E concreto! É intenso demais em nossas vidas. Tão intenso que Moysés, o fundador, escreve o que é fruto de uma vida! Ele não sentou para pensar o que seria o amor esponsal. Escreveu o que é fruto de uma experiencia intensa, concreta e real dele com Deus, dos primeiros membros da comunidade que também fizeram essa experiência.

Tudo que vivemos na Vocação Shalom é próprio da manifestação do carisma por meio de uma experiência de vida ...um homem que faz uma experiência e tem sua vida transformada comunica, partilha como se possível fosse transpor tudo o que estava em seu coração, em seu interior e partilha ...convida-nos a vivermos como almas esposas de Jesus.

Isso por causa da vocação que portamos. Porque ele é real é concreto em nossas vidas. precisamos entender a intensidade que é esse amor esponsal em nossas vidas.Não é um sentimento, uma ideia, não é um conjunto de  minhas aspirações, mas é uma vida, é um viver e morrer por amor a Cristo.

Essa forma que o Pai escolheu para nos relacionarmos com seu Filho na eleição que Ele nos deu é profundamente real e verdadeiro, é vivencial!

O amor esponsal no carisma, na vocação Shalom tem marcas. Esse amor porta marcas específicas. Encontramos as marcas desse amor em nossa vida, dentro de nós Deus vai nos marcando e nos constituindo no Carisma. É algo intenso verdadeiro.E quem nos dá essa experiência, quem gera em nos esse amor  é o Espírito Santo. É preciso nos abrir-se.

Peçamos que o Espirito Santo aja em cada coração que deseja compreender esse chamado. Em 1984 Deus já fazia brotar no coração do Moysés que haveriam muitos eleitos. portanto precisamos mergulhar no entendimento que se portamos essa vocação o Senhor nos escolheu para sermos almas esposas.

Todas as marcas que carregamos desse amor já existem em nós...O amor esponsal não é algo da cabeça do fundador, mas, fruto de uma experiência de vida.  Deus o constituiu assim!

O amor esponsal não é uma ideia é uma experiência!

Um eleito de Deus na vocação Shalom é marcado pelo AMOR INCONDICIONAL A JESUS CRISTO, por aquela vontade, aquela força que nos leva pra Ele como desejo, que é muito mais que vontade, aí nasce o Shalom de Deus! Aí, não há nada e nem ninguém que nos impeça de amar...é um AMOR SEM CONDIÇÕES...Aí vai acontecendo assim: cada vez mais vamos esquecendo de nós mesmos, das nossas vontades, vamos nos esquecendo de nossos interesses, de nossa vida, e num movimento de graça, vai surgindo um desejo profundo de amar a Jesus incondicionalmente.Para fazer a vontade dEle, cuidar dos interesses dEle, unir a minha vontade à dEle.

O que experimento hoje - porque eu faço essa experiência de alma esposa de Jesus - não estou inventando, muitas vidas antes de mim fizeram essa mesma experiência e tiveram também suas vidas transformadas...Porque não depende de nós... Mas de Deus...é manifestação do Amor de Deus ao corações tocados pelo Espirito Santo.

Muitas vezes caio na tentação de acho que não vou conseguir...e logo percebo que é meu coração se endurecendo no orgulho e na auto suficiência...como se dependesse de mim...da minha vontade....do meu querer...Ao dizer sim e fazer uma experiencia concreta e verdadeira com esse amo fica impossível voltar atras, calar a voz que grita dentro em nós, conter os impulsos da nossa alma...Pois ela se inquieta e nos A.R.R.A.S.T.A. para tudo o que vem de Deus!!!!

A súplica ao Espirito Santo é necessária para nos conduzir e fazer-nos compreender esse AMOR ESPONSAL que é o cerne da Vocação Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...podas...quando você comenta eu posso crescer...pensar...amadurecer a idéia...