1 de janeiro de 2010

eu e meus avessos

...eu sou eu e meus avessos...

minha vida é uma constante experiência de travessia
estou em êxodos contínuos
em processos
de deslocamentos intermináveis
esse movimento
proporcina-me a superação de estágios
condições
atitudes...
Não estou completa
nem tão pouco desejo estar...
quando (se) a morte me surpreender
estarei em pleno processo de feitura...
essa travessia aproxima-me
da condição de pessoa...
















PESSOA:origem mais remota da palavra "pessoa"
é o grego prósopon (aspecto)
de onde passou ao etrusco phersu,
com o significado de ‘aí’.
os latinos denominaram ‘persona’
as máscaras usadas no teatro
pelos atores,
e também chamaram assim
aos próprios personagens teatrais representados.
Pessoa é todo ente dotado de personalidade
O homem,
não sendo uma obra inteiramente completa,
continua como um projeto em alerta.

Com base numa múltipla definição
(ser cultural, livre e espiritual,
pessoa,
imagem de Deus, valor absoluto)
pessoa humana
é um valor transcendente,
como tal sempre reconhecido
por todos aqueles que
se entregaram sinceramente
à busca da verdade.
Cada pessoa,
criada à imagem
e semelhança
de Deus
(cf. Gn 1, 26-28)
e por conseguinte
orientada radicalmente
para o seu Criador,
está em relação constante
com quantos se encontram
revestidos da mesma dignidade.
Neste momento,
lendo:
Quem me roubou de mim?
e pensando como ser PESSOA.
a Ros@>-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...podas...quando você comenta eu posso crescer...pensar...amadurecer a idéia...