13 de setembro de 2010

Vem aí "O canto das Írias" Com Shalom


O que é uma “Íria”?

Canto das Írias 01.2

.
Há cerca de uns cinco anos exatamente eu escrevo o Canto das Irias. Na verdade trata-se de um livro que ainda não foi publicado. A apresentação Teatral que tornou o roteiro conhecido é apenas o Capitulo das Origens do livro, isto é, o conto inicial. Depois dele seguem seis capítulos com histórias distintas ambientadas todas no contexto das Írias. Para ser adaptado para teatro e para um tempo de 30 minutos teve que ser muito resumido mesmo.
Depois de muitas pessoas me dizerem que procuraram em toda a internet referências sobre o que é uma Íria e não encontraram nada, resolvi pessoalmente dar algumas definições para que os próximos que fossem procurar as pudessem encontrar. Acho que uma definição sempre vai empobrecer, resumir, desvendar o mistério. Mas depois de ouvir tantas pessoas acredito que seja positivo dar uma base, apenas uma direção que de forma alguma se propõe a resumir ou definir, mas acredito que apenas dar elementos para que você possa chegar as suas próprias conclusões a partir de sua experiência pessoal com O Canto das Írias.
Muitos imaginam que se trata de algo que já existia e foi simplesmente usado no contexto do espetáculo do roteiro que surgiu, mas não! O termo ÍRIA como é usado no espetáculo é totalmente original tanto no que diz respeito a construção da palavra quanto no seu significado próprio.
Sim mas ate agora você ainda não disse o que é uma Íria! Calma! Esse processo faz parte… Mas vamos à uma definição:

O que é uma “Íria”?

Íria é todo homem que abandonando o uso da razão, de sua capacidade de fazer escolhas livres, conscientes, maduras e responsáveis… Perde sua capacidade de amar, tornando-se escravo de suas áreas mais superficiais, perdendo-se de sua profundidade quanto pessoa. Restringindo a sua existência a uma perspectiva unicamente natural [animal] como se tudo fosse esta terra e este tempo e só.
Ai você pode se questionar de onde surgiu esta história? Ok! É o proximo artigo. Shalom!!!

Wilde Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...podas...quando você comenta eu posso crescer...pensar...amadurecer a idéia...