15 de maio de 2011

O autoconhecimento...


"O conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento. Portanto estou incumbido conhecer a mim mesmo, me conhecer completamente, conhecer minhas minúcias, minhas características, minhas sutilezas, e cada átomo meu." (Kahlil Gibran)

..............................................................

"Eu sou o que 
Deus pensa de mim”.
Essa frase belíssima e profunda de Santa Teresinha traz à tona toda a graça que é ser pessoa humana, que é possuir o dom da vida e também toda a esperança de que nossa vida não é determinada por aquilo que já vivemos, especialmente os aspectos negativos, mas ela é determinada pelo olhar de Deus, pelo sonho de Deus, que Ele contempla constantemente a cada vez que nos olha. 
     Só Deus nos conhece plenamente, só Ele sabe das nossas motivações mais profundas, dos nossos sentimentos mais verdadeiros, das nossas intenções mais puras e por isso mesmo Ele aposta em nossa transformação. 
       Deus nos ama como somos, mas não nos deixa como estamos, Ele nos convida à conversão e por isso o processo de autoconhecimento é de imensa riqueza para nossas vidas, pois exige especialmente que nos comparemos com o que Deus quer e espera de nós e aquilo que Deus quer e espera de nós é sempre o melhor.
      A partir dessa verdade, descobrimos, então, que a via para o autoconhecimento é a oração. 
      Vamos nos conhecer à medida que nos colocarmos na presença de Deus e conseguirmos olhar nos Seus olhos, para ali ver refletida a nossa imagem.
    É olhando nos olhos de Deus que nos veremos assim como Ele nos vê. “A capacidade que a oração possui para nos levar ao autoconhecimento mais profundo, fundamenta-se no fato de ela confrontar-nos com Deus. 
   No momento em que me confronto com Deus, me torno consciente do que em mim está errado. A oração manifesta o que a mera observação jamais haveria de perceber.” 
     O encontro com Deus na oração deve nos levar a mergulhar no nosso interior, de modo a que entremos em contato com as nossas realidades mais íntimas como pensamentos, sentimentos, angústias, paixões etc… 
   Assim a oração se torna autoconhecimento e ao mesmo tempo possibilidade de conhecer verdadeiramente a Deus. Pois à medida que a pessoa encontra a si mesma ao ver desvelada sua própria natureza diante de Deus, também pode repentinamente ver desvelar-se a natureza de Deus como aquele que a ama e sustenta.
   Assim, também conhecemos o Amor de Deus e podemos nos apaixonar cada vez mais por Ele, percebemos o quanto nós somos amados e o quanto não merecemos esse amor. 
   Fazemos a experiência do amor gratuito de Deus por nós e compreendemos que recebemos muito mais do que merecemos e passamos a ter um profundo sentimento de gratidão por todo amor recebido. Isso nos encoraja a enfrentarmos a vida com mais coragem, com fortaleza e vivacidade. Assim se realiza a promessa de Deus: “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura”: viver a liberdade do próprio ser em Cristo, não estando mais condicionado às circunstâncias, ao passado, a impulsos incontroláveis…


Por Amadeo Cencini...
Eu fui buscá-lo 
depois de assistir 
Duas Vidas...
...................................................................
Duas Vidas começa com o seguinte questionamento: se você pudesse falar hoje com a criança que um dia já fora, que conselho pediria? Russ Duritz (Bruce Willis) é um executivo de 40 anos, bem-sucedido financeiramente, mas com uma vida emocional e familiar fracassadas: é solteiro e sem namorada, não tem filhos, não se dá bem com o pai e nem mesmo tem um cãozinho de estimação, como sonhava quando era pequeno.



Um dia, é surpreendido pela presença de um menino desconhecido em sua casa. O garoto, que se diz chamar Rusty (o novato, mas muito expressivo, Spencer Breslin), aparentemente é ele próprio aos oito anos de idade. Ocorre que o garoto não fica nada satisfeito com o que constata sobre o seu futuro, pois é o oposto do que idealizava quando crescesse. Por outro lado, Russ quase não consegue se reconhecer nesse menino rechonchudo e emotivo que ele, há muitos anos, havia deixado para trás. Superadas as dificuldades iniciais, Russ acaba "adotando" o menino, fazendo uma verdadeira viagem no tempo e dentro de si próprio para redescobrir os valores que estavam perdidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

...podas...quando você comenta eu posso crescer...pensar...amadurecer a idéia...