22 de agosto de 2011

...trocando e-mails com a colmeiaforever


A palavra Religião (do latim: "religio"  significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino.


Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida.


Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.


A palavra religião é por vezes usado como sinônimo de fé ou crença, mas a religião difere da crença pessoal na medida em que tem um aspecto público.


 A maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo as congregações para a oração, hierarquias sacerdotais, lugares sagrados, e/ou escrituras.


Não somos capazes de viver sem algo para crer independente de ser em um só Deus, vários ou mesmo em “forças” sobrenaturais... O homem é por essência transcendental. Precisa sair de si para solucionar problemas cotidianos.


Alguns creem em forças advindas de trevo, sorte, pedras preciosas e assim por diante...creem em duendes etc.


Para uma manifestação ser considerada religiosa é necessário que o grupo de adeptos seja numeroso e comprove sua linha de raciocínio e conduta para organização  dos fiéis.


Portanto temos poucas religiões e MUITAS  CEITAS.


O ISLAMISMO, O JUDAISMO E O CRISTIANISMO possuem origem no mesmo local em épocas diferentes dentro de uma mesma cultura mas que se manifestou de forma diferente.


Cada uma de acordo com a época em que se organizou levou em consideração o Profeta “mais famoso” da época. Mas os costumes, os ritos, as manifestações podem ser colocadas lado a lado com pouquíssimas modificações.


De cada uma delas desmembrou-se muitas ceitas... E em outros cantos do mundo, de modo especial os continentes mais antigos...a crença ´também é semelhante, trocando “pessoas” por animais sagrados...como é o caso do Budismo, Xintoísmo, Hinduísmo e por aí vai... 


Amei estudar isso adoro falar sobre o assunto mas escrever sobre tudo tenho preguiça (pecado capital na Igreja Católica!)


Respeito às religiões, convivo com elas diariamente no local de trabalho, na minha família e entre meus amigos. Fui conhecer o culto de todas elas e é fantástico o que os seres humanos construíram culturalmente na história da humanidade ligado às suas necessidades...

Sou católica apostólica romana e acredito na Verdade revelada : Jesus Cristo. Estou longe de ser um décimo do que Ele pregou, ensinou e espera de nós, mas a minha vida será inteira batalha para aproximar a minha vida da Dele!


É Ele quem todos os dias me presenteia com graças, mimos e detalhes...e quando não o faz é porque ainda não é o tempo...Creio nisso com todas as minhas forças. A religião religa-nos com DEUS e não nos divide...portanto não deve ser motivo de divisão; isso é coisa do encardido! 
Adoro o assunto e indico um romance onde é possível compreender a origem de todas as religiões de uma forma muito simples.


  • Por que milhões de pessoas acreditam em Deus?
  • Por que tanta gente sente vontade de ter uma vivência espiritual qualquer? 
  • Por que não somos todos ateus? 
  • De perguntas assim surgiu A viagem de Théo, um romance sobre as religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo e islamismo, entre outras.

  • Os fundamentos históricos e espirituais de cada religião, suas transformações ao longo do tempo, as lutas contra a intolerância, a construção das figuras divinas, as regras da fé, o sentido dos ritos, as formas coletivas de exercício da espiritualidade - jovens e adultos encontram neste livro um patrimônio pessoal para a vida toda.
  • Com um conhecimento profundo do tema, um admirável equilíbrio intelectual e uma viva imaginação narrativa, Catherine Clément nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe - ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles vão aos principais centros sagrados do mundo (a Bahia é um deles) e, enquanto visitam os templos e participam das festas rituais, oferecem ao leitor a certeza de que as religiões são uma das maiores aventuras que a humanidade já pôde sonhar.

  • Este livro tem três capas diferentes, porém o conteúdo é o mesmo. 
  • Editora: Companhia das Letras  
  • Autor: CATHERINE CLEMENT 
  •  
    Ano: 1998 Edição: Número de páginas: 632
  • ISBN: 8571648190 Origem: Nacional  Acabamento: Brochura Formato: Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...podas...quando você comenta eu posso crescer...pensar...amadurecer a idéia...