5 de maio de 2020

O Sentido do Sofrimento

Recebi um vídeo, de uma amiga, que me questionou acerca do modo como estamos
vivendo neste tempo de isolamento social.
Confere aqui o vìdeo ao qual me refiro:https://www.instagram.com/p/B_TTR5wF1uz/
@lucimareof. 
Interpelada pelas constatações do vídeo me peguei a pensar como eu estava vivendo
este tempo.
E fiz memória dos relatos de amigos, parentes e pessoas que tenho observado
e conversado neste período, que já somam quase 50 dias de isolamento social.
Tenho presenciado desesperos acima do “normal”, pânico em grupos familiares que
fazem lista dos hospitais que estão atendendo e testando para Covid-19, enfim.
Mas o exercício, aqui,foi de questionar-me.

Como eu tenho vivido este tempo?

O que eu tenho sentido? O que eu tenho experimentado?
Quais os movimentos dentro e fora de mim?
A conclusão: eu estou sofrendo com o isolamento social!
Comecei a elencar os medos das pessoas, perceber do elas têm dito que tem medo…
Medo de perder o emprego, medo de como será depois que tudo isso acabar...
como estará a saúde própria e dos outros nas próximas semanas, como será se
perder alguém… Enfim...muitos medos!!!
Mas outra pergunta que me ocorreu foi:
Quem tem essas respostas?
(...) Ninguém!
Somos seres sociais e necessitamos por natureza nos relacionar.
O relacionamento interpessoal é essencial ao ser humano, o contato com as pessoas
é condição de sobrevivência.
Os nossos relacionamentos interferem diretamente em nossa personalidade,
opiniões, humores...
A educação, cultura e tudo que vivemos, de modo especial na infância,
são pilares na formação humana que recebemos, penso que  desta forma vai expressar
muito a maneira pela qual enfrentamos os nossos sofrimentos.
Com o isolamento social essa troca com os outros deixou de acontecer na mesma
frequência
e intensidade.

Se isso não é perceptível, acolhido e enfrentado a pessoa se fecha em si. 
Nos laços fraternos, de amizade, fazemos “ acordos secretos de influência
positiva recíproca”. Você ajuda alguém e alguém te ajuda! De forma voluntária,
espontânea e  sem cobranças. 
Chego a conclusão , portanto, que precisamos de criatividade para continuar a interagir
nesse tempo!!! A vida é um sopro! Preciso me dar conta do HOJE em que estou vivendo. 
Ao perceber que estava sofrendo, comecei buscar outras referências acerca do sofrimento
, pessoas que certamente já viveram muitas outras experiências no trato ou diretamente
com o sofrimento,  e por falar nisso vale à pena lembrar que preciso sempre oferecer bons
conteúdos à minha inteligência para que ela tenha repertório em lidar com as inúmeras
situações. Estou falando aqui de bons livros, bons filmes, pessoas mais vividas,
mais inteligentes que eu, terapia, oração e aconselhamento, enfim…
Nessa busca em sites de psicologia, de espiritualidade, de formação humana enfim…
acabei descobrindo que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, dados da OMS.
Diante dessa informação tentei fazer memória da minha educação, a cultura da
minha família e tentei avaliar como eu estava sendo influenciada por minha história
diante de tudo que estou vivendo. O acolher que se está sofrendo é o primeiro passo.
Depois que eu me aproprio eu consigo acalmar meu coração, rs.
Então sempre começo minha busca pela origem e significado das palavras. 
Sofrimento é o ato ou efeito de sofrer, pode se físico, pode ser moral,
pode ser consciente, inconsciente etc… O fato,  é que cada pessoa tem uma reação
diante dos acontecimentos e não necessariamente esse acontecimentos são reais,
podem ser fruto da imaginação.  Mas é importante saber que o sofrimento, é inerente, 
ao ser humano! Ele traz sentido e amadurecimento diferentes à vida humana. 
Um autor que eu gosto de ler, assistir, ouvir, estudar porque acredito no que ele pensa
sobre o sentido das coisas na vida humana é o psiquiatra austríaco Viktor Frankl,
ele tem uma percepção acerca da vida e dos sofrimentos que me encantam.
Veja a citação dele sobre a nossa liberdade de escolha.
“A liberdade máxima do ser humano está em escolher
a atitude diante de uma situação limite da vida.” 
A d.e.c.i.s.ã.o  está entre em entregar-se passivamente ou assumir ativamente a situação
de sofrimento em que vivemos. A decisão e a escolha é o segundo passo.
Sempre haverá algo ou alguma coisa que valha à pena sobreviver ou superar-se.
 Como eu quero sair desse isolamento social?
Como eu quero estar depois deste tempo?
O futuro é incerto sempre. Quando o presente também é nos deixa desconfortáveis.
Mas eu não posso mudar o passado, não tenho acesso ao futuro.
A única coisa que me resta é agir no presente, para tentar mudar.
Se eu tenho um “para que?” na minha vida eu suporto “qualquer como.”
Quais e quantos são os seus objetos de amor?
Pelo que ou por que vale à pena sobreviver aos sofrimentos diários?  
A raíz desse “boom” de emoções e sentimentos fora do lugar
é a falta de sentido e esperança que nos habita.
Quando se perde o fervor, a alegria, o entusiasmo,
a gratidão a generosidade com os outros, ocorre exatamente aqui um desencorajamento.
O remédio para reanimar a esperança de dias melhores é reencontrar a confiança. 
Nós não nascemos ao acaso.
Todos temos uma missão, algo a realizar.
Você pode , neste tempo não esperar nada da vida.
Mas já se perguntou:  O que a vida espera de você? 
Para deixar renascer dentro de si uma vontade forte, empreendedora precisa de um desejo.
E o desejo só é forte se o objeto do desejo é acessível, real, concreto, possível. 
A vida vale à pena! O ser humano, eu e você somos necessitados de sentido!!!
Não posso ficar aguardando, esperando, o veredito de vida ou morte sem lutar.
Somos os únicos seres capazes de transcendência, todos queremos o melhor,
a felicidade, o ótimo...então busquemos em nós otimismo! um olhar de transcendência.
Imaginemos, sonhemos e desejemos a melhor vida e a melhor versão de nós depois
desse isolamento social. Somos capazes de transformar essas tragédias
em superação e conquista, em triunfos pessoais. 
O sofrimento é inevitável! Mas é a nossa chance de maturidade! São as chances
que temos na vida de nos conectarmos com a realidade! e darmos respostas para
além de nós. O vitimismo pode dar origem às neuroses. Nossa vida tem um “para quê”
e precisamos descobrir nos nosso! 
Voltando ao vídeo da Lu, (@lucimareof) quando eu estiver experimentando dias muito
iguais, como “mais” um dia… preciso me lembrar que eu preciso das rédeas do hoje
em minhas mãos. Só eu posso cuidar do meu hoje. É minha responsabilidade o meu futuro!
Todos nós estamos aprendendo a viver...o novo dá medo, dói, incomoda, desinstala…
Adaptar-se é necessário! 
40...50 dias isolada… Precisamos cavar em nós a criatividade!
Neste caso, o Espírito Santo é o melhor aliado! 
Super gostar da sua própria companhia… é condição de maturidade.
Porque se você não se aguenta….quem vai aguentar?
Padre Jonas sempre diz que o sentimento é meu mas a cara é sempre do outro que me olha.
O que os outros tem visto em você?
Desejar, querer ver gente, estar com os outros...quem não quer?
Então eu preciso assumir que sinto falta, e falar, conversar marcar encontros
virtuais e dar provas de amor mais concretas e criativas à quem está longe.
Vale mandar um bolo de aniversário. Retomar envio de cartas e cartões,
ligação hoje em dia, tem sido uma prova de amor e tanto. gastar tempo com nossos
”objetos alvos” de amor. Amar é uma escolha, uma decisão. 
Chega de LIVE, quero real life… Depois de tudo isso...O que será uma vida normal?
Se tornará normal, ao meu ver,  aquilo que, agora, eu me esforçar para ser um hábito,
uma virtude…
O sofrimento sempre supõe uma falta, e é objeto de estudos de muitas áreas do
conhecimento humano, por ser inerente, fazer parte da vida humana.
A Salvifici Dolores é uma Carta Apostólica do Papa João Paulo II, em que discorre
sobre o sentido cristão do sofrimento humano. Foi publicada em 11 de fevereiro de 1984.
A Bíblia é um grande livro que traduz o sofrimento, a redenção e o sentido diante da vida. 
Só encontrarei sentido fora de mim. No lugar e no ato de me ofertar ao outro.
O sofrimento é sempre um mistério, sempre vai exigir de mim uma AÇÃO em
relação à ele. Ele sempre suscita uma resposta minha.
Ainda que eu não possa mudar nada ao meu redor diante do sofrimento eu
ainda posso mudar a mim mesma. 


Algumas dicas enfrentar os inúmeros sofrimentos deste tempo de isolamento social em virtude da pandemia. 
#dica01 - FILTRAR INFORMAÇÕES -  Escolher uma fonte segura de informaçõe
verificar notícias apenas uma vez ao dia. preferencialmente por 25 minutos apenas. 
#dica02 - NÃO FICAR COM O CELULAR NA MÃO O DIA TODO -
Evite abrir redes em objetivos definido. evite espalhar o que não tem certeza.
#dica03 - LEIA BONS LIVROS, ASSISTA BONS FILMES,
CONVERSE COM PESSOAS MAIS EXPERIENTES E INTELIGENTES QUE VOCÊ -
Dê repertório para a sua inteligência criar estratégias criativas para lidar com o sofrimento,  transcendendo, se colocando no lugar de outras pessoas, personagens, vivências.
#dica04 - EXERCITE A SOLIDARIEDADE, A GRATIDÃO E A EMPATIA -
Diariamente procure realizar esses exercícios eles trazem algo inexplicável à alma:
a certeza de que seu dia valeu a pena!
#dica05 - VIRE O JOGO! - Compartilhe um  dom seu! Espalhe algo de bom.
Faça uma receita, presenteie alguém! Confeccione um cartão, mande pelo correio. Ligue para alguém. Tenha uma conversa demorada, sobre o tempo, o sol a chuva, as belezas da vida. Gaste tempo com quem você ama e não tinha tempo para expressar. 
#dica06 - EXPRESSE O QUE VOCÊ SENTE - Escreva, desenhe, pinte, borde,
cante, dance, conte piadas, crie… Sus don e habilidades precisam de tempos de ociosidade
e de tensão para se exercitarem… Eis o tempo! 
#dica07 - TENHA UMA ROTINA - Ela organiza a mente, os sentimentos ,
as emoções. Vista-se completamente, dos pés à cabeça. Abandone o pijama.
Arrume a cama. Faça sua higiene pessoal como se fosse sair. Trabalhe a mesma
quantidade de horas da sua rotina antes do isolamento. 
Os tempo de intervalos podem ser oportunidades de valorizar os laços com aqueles
que moram contigo. Faça refeições conjuntas, olhe nos olhos, repare e diga coisas
agradáveis para semear a gratidão. Como são muitos dias em casa eles precisam
]ser saudáveis, com qualidade de vida! Tem um tempo livre. escolha algo para
“ destralhar” ( Arrumar uma bolsa, a caixa de correspondências, a gaveta de meias,
separe as que estão sem par...rs, arrume o guarda roupa, jogue fora remédio vencidos,
arrume as embalagens plásticas no armário.)
Da hora que você levanta até a hora a hora que você vai dormir você
precisa preencher o seu dia com atividades para realizar.
Os períodos de “fazer nada” precisam ser focados em dar repertório para
a sua inteligência ou seja… aprender sem fazer força. Foque em algo que goste de fazer.
Mas não deixe sua inteligência ser movida por besteirol. “ Cabeça vazia: oficina do diabo”.
#dica08 - RESPIRE CORRETAMENTE.  Se perceber que está ficando ansioso,
angustiado, triste, entediado, nervoso  além do que é capaz de suportar oxigene seu
cérebro respirando profundamente e corretamente. O Oxigênio acalma e relaxa.
Repita até perceber seu coração diminuir os batimentos ou até ficar levemente tonto.
rs.
#dica09 - FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS.  Dance, pule corda, baixe um app
de treinos, pode ser um alongamento mais demorado. Mas canse o seu corpo.
Assim seu cérebro produz substâncias que te auxiliarão no equilíbrio das suas
emoções e sentimentos durante o dia.
#dica10 - REFLITA COM A AJUDA DE ALGUÉM - Converse com alguém sobre
o que sente. Um amigo, um parente, um psicólogo, um formador…Faça terapia! 
EXERCITE A SUA ALMA! Dedique-se a oração! Leia sobre outras formas de rezar.
Aprofunde seu conhecimento sobre a Igreja, a vida dos Santos, sobre os Ícones,
sobre o Magistério da Igreja, sobre a Bíblia, procure realizar uma obra de
misericórdia ainda que à distância. 
A o sentido do sofrimento é uma escada para a maturidade. 
Conhece-te! Aceita-te! Supera-te! (Santo Agostinho). 


Aline Rosa Gilg - Consagrada da Comunidade Shalom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...podas...quando você comenta eu posso crescer...pensar...amadurecer a idéia...