23 de março de 2020

Tempo Favorável

OPINIÃO

Pandemia: É tempo de conversão

Pensar no outro é um exercício de amor, travestido na profunda confiança na Divina Providência que age na abertura do meu coração, e não somente na manutenção do meu estoque, no esvaziamento das prateleiras dos supermercados e farmácias. Eis o tempo favorável.
São tempos difíceis. Mas Deus é sempre novo e nos convoca, como cristãos, a um testemunho de amor. Este período favorável se dá, principalmente, por meio da obediência ao clamor das autoridades governamentais.
É tempo de interceder pelos nossos irmãos, trazendo rostos de diversas partes do mundo para a nossa oração, rogando pela saúde e pela proteção contra esse invisível vírus.
Somos o povo que fez a experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz, por isso carregamos a Esperança e a serenidade de Cristo diante das mais variadas dificuldades.
Fiquemos atentos à voz do Amado neste tempo de contenção dos nossos  corpos em locais mais reclusos, na intenção de olharmos mais para dentro. E neste gesto, amar o outro que não tem um rosto específico, que mas traz o Espírito de Deus em si e merece o meu cuidado.
Sacrifícios são próprios do Amor. Neste período, seja o álcool gel, as máscaras ou os terços empunhados continuamente pelos de filhos de Deus: Não é tempo de soberba e de orgulho manifesto por meio da indiferença às notícias e comunicados, ou de autossuficiência de quem se gaba verbalmente pelo seu histórico de perfeita saúde corporal.
A humildade é a virtude do combatente, travestida de prudência e da docilidade dos corações que contribuem com a vivência da unidade, neste tempo de silêncio e de sacrifício diante do altar. 
O medo não é bem vindo à alma que se abandona em Deus, mas a prudência e o respeito a este delicado tempo revelará muito sobre nós.
A criatividade é própria do Espírito orante em nós, cujos gestos de amor, compaixão e solidariedade podem ganhar espaços nas inúmeras redes sociais e nos aplicativos nos smartphones.
A intimidade com a Verdade pode nos auxiliar na seleção de notícias e mensagens a serem compartilhadas, que devem ser primeiro verificadas nas peneiras da bondade, da real necessidade, da verdade… 
Deixemo-nos invadir pela criatividade do Espírito na evangelização diária, alma à  alma: nas ligação para os familiares ou para amigos distantes, que há tempos não temos notícias. Que essa seja uma prática constante neste tempo de educação e retenção  dos nossos corpos.
Partilhemos esperança, consolo, alegria e outros temas elevados que a alma pode criar.  Pessoas monotemáticas são exaustivas, denotam uma vazio existencial.
Eis o tempo da solidariedade: pensar no outro é um exercício de amor, travestido na profunda confiança na Divina Providência que age na abertura do meu coração – e não na manutenção do meu estoque, no esvaziamento das prateleiras dos supermercados e farmácias.
Ah, São José, valei-nos e rogai por nós.
Aulas e trabalhos suspensos. Mais tempo de intimidade com Deus, no lugar de férias e lazer. Eis o tempo propício para cuidar dos nossos em nossos lares e de oferecer ajuda aos mais necessitados.
Bendito convite à aproximação dos nossos anciãos, com vidas repletas de sabedoria e ensinamentos! Sejam eles o alvo do nosso amor, das nossas obras de misericórdia, colaboradores da nossa busca pela santidade!
Este também é o tempo para aquela leitura espiritual que eleva o nosso pensamento e a nossa alma.
Vale lembrar também que as nossas crianças são CRIANÇAS. Sensíveis, delicadas e plenamente confiantes e seguras emocionalmente em seus responsáveis. Cuidemos a orientá-los.
O Amor aqui se transfigurará em delicadeza, prudência e cuidado ao pedir para lavar as mãos constantemente. Sem alardes ou pânicos…
Façamos valer o trecho da canção  Minha vida é toda Tua, os meus planos e os meus sonhos, de nada vale o existir se não for para te adorar…
Ninguém gosta de ter a sua dinâmica cotidiana alterada, os planos modificados…
Por isso exercitemos as virtudes da docilidade e da paciência em prol da santidade e da imunidade comum.
Juntos, compactados na graça, sob o manto de Maria somos mais fortes, imunes e santos. É tempo de sacrifícios e de oferta de vida cheias de sentido.
Ontem, na missa dominical (pela web),  de máscara e munida de álcool em gel, fiquei feliz em poder corresponder o meu chamado neste tempo.
Aline Rosa
Consagrada da Comunidade de Aliança no Shalom Santo de Amaro (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...podas...quando você comenta eu posso crescer...pensar...amadurecer a idéia...