28 de fevereiro de 2010

Hoje é domingo!

Ele Vive

Hoje é domingo de manhã,
Hoje o sol não quer brilhar
Tudo é solidão...
E elas vêm dizer:de madrugada ressurgiu

Não acredito em ilusões,
O sol da justiça se apagou
O mundo inteiro viu
Os cravos em suas mãos,o seu corpo a sofrer,
Sua morte lá na cruz não consigo entender
E agora este túmulo vazio, esse anjo a questionar
Porque procuro entre os mortos quem vivo está

E hoje sou livre, pois Ele vive
Ele vive, Ele reina em mim
Morte e pecado foi derrotado
E eu sou livre, eu sou livre enfim, de mim

Como Jesus ressuscitou
Da morte eterna para luz
Da agua renasci
E faz sentido servir
Alguém melhor que eu

E hoje sou livre, pois ele vive
Ele vive, Ele reina em mim
E os que descansam no senhor
Quando voltar despertaram
E em sua carne enfim verão a Deus

Hoje sou livre, pois Ele vive
Ele vive, Ele reina em mim
Morte e pecado foi derrotado
E eu sou livre, eu sou livre enfim, de mim

Todos os dias de manhã
Quero renascer

27 de fevereiro de 2010

FOLHA EM BRANCO


Folha em Branco

A vida segue seu rumo
Vou escrevendo minha história
A cada dia eu recebo
Uma folha em branco do Criador!
Vou escrever o hoje
Sem me preocupar com o amanhã
Sim, já passou o ontem
Só quero ficar com o que é bom!
Eu não tenho medo de tentar!
Parar! Pensar! Mudar!

Diego Fernandes

Carpe Diem!

REENCONTRO


R e e n c o n t r a r –T e
Algo mais que sobrenatural
Divino
Um olhar delicado
O som  suave e melodioso da voz
O riso displicente...largo...livre
Um abraço que eterniza
O ar nostálgico que envolve
O brilho que emana de dentro
Que só Tu, amado meu
Pode-me fazer enxergar
Deliciosa manifestação do alto
Perfumada
Encantadora presença
Visita inesperada ao coração
Calor de mão
De abraço
De olhar
Que envolve tudo e rouba o tempo
Delicias do céu!
Maravilhado fica o coração
Certo da escolha pela cruz
Que liberta
Aproxima
Ensina
Renova
E deixa o
Calor do desejo
O querer sábio
São tantas histórias
Tantas vidas
Tantos saberes
Que o coração logo vê aprendizado
Sente!
A tristeza esvai
E o ser repleto fica de uma paz
Inexplicável!
Doce perfume desce do céu
Água de rosas
Purificadoras
Regalos divinais
As mãos trêmulas e purificadas
De uma água cristalina
O próprio espírito de Deus
Amando
Curando
Provocando a língua e encorajando o coração
A se manifestar
Doce repouso a alma encontra
Neste tempo de restauração
De reencontro!
Olhos da alma vão além dos limites
Cantam e encantam à quem vê...
És Tu, oh sábio Mestre!
Louvores entoados por esta pétala
São indignos de tão grande Amor
Amo-te
Preciso-te
Necessito-te
Vem morar pra sempre em mim!
Faz-me melhor nos
R E E N C O N T R O S !

22 de fevereiro de 2010

O sonho de Deus é maior.

O Sonho de Deus é Maior
Robson Fonseca

Por Maior que sejam seus sonhos
O Sonho de Deus é maior
Ele sabe o que você pede
Mais o que Ele quer dá é melhor
Você hoje não pode entender,
Pois só pede o que cabe em suas mãos
Infinitos são os sonhos de Deus
Pra você.

Em caminho escuro você pede luz
Deus dá o sol a você
Nas ruas nas praças pede esmola
Deus dá vida nova à você
Pede um sorriso, pede um amigo
Deus dá um irmão à você
Pede conforto, pede riqueza
Deus dá o céu à você
Só Deus, supera seus sonhos
Só Deus, quer dá sempre mais,
Muito mais

Estouram as guerras, você pede abrigo
Deus dá a paz à você
Em fome e misária lhe faltam o trigo
Deus dá o pão à você
Pede saúde, pede a cura
Deus dá a vida eterna à você
Pede ciência, sabedoria
Deus dá o infinito à você
Só Deus, supera seus sonhos
Só Deus, quer dá sempre mais,
Muito mais.

Só Deus, supera seus sonhos
Só Deus, quer dá sempre mais,
Muito mais.

O Sonho de Deus é maior
Pra você

SONHOS DE DEUS

O homem tem muitos planos mas é a vontade do Senhor que se realiza!
---



PLANEJANDO 2010 NA SALA DE LEITURA...

REFLEXÃO: PARA NÃO FAZER!


Ingredientes

1 criança de 6 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha


Preparo

Pegue uma criança de seis anos e lave-a bem. Enxugue-a com cuidado e envolva-a num uniforme, colocando-a sentadinha numa sala de aula. Nas oito primeiras semanas, alimenta-a com exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha uma cartilha nas mãos da criança, mas tome cuidado para que ela não se contamine no contato com os livros, jornais, revistas e outros perigosos materiais impressos.

Abra a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Quando as tiver digerido, mande-a mastigar, uma a uma, as palavrinhas da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes, como na alimentação macrobiótica. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos.

Mantenha a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercícios de cópia. Em seguida, faça com que ela ingira algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar. Ao fim do oitavo mês, espete a criança com um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos, 70% das palavras e frases engolidas. Se isto acontecer, considere a criança alfabetizada.

Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para série seguinte. Se a criança não devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios de prontidão. Repita a receita quantas vezes for necessário. Ao fim de três anos, embrulhe a criança em papel pardo e coloque um rótulo: "aluno renitente".

(Marlene Carvalho)

Frases que compõem meu pensamento para hoje!


Meu novo olhar será para priorizar Deus em minha vida.

"A semente de Deus está em todos nós.
Sendo-lhe dado um lavrador inteligente e esforçado,
ele medrará e crescerá para tornar-se Deus, de quem é semente;
e conseqüentemente, seus frutos serão a natureza divina.
As sementes de pêras crescem e se transformam em pereiras,
as sementes de nozes em nogueiras
e a semente de Deus em Deus".
                                                Mestre Eckhart

Espírito Santo, consagro-vos a minha inteligência, imaginação e memória. 
Iluminai-me!Dai-me conhecer Jesus Cristo Mestre.

SEM A CURIOSIDADE 
QUE ME MOVE, 
ME INQUIETA E 
ME INSERE NA BUSCA, 
NÃO APRENDO 
NEM ENSINO!!!!!!!!!! 

PAULO FREIRE

21 de fevereiro de 2010

Milagres da Vida

Muitos milagres da vida ao meu redor...
Mas pra mim, o Milagre da Lela é muito forte...
muito significativo em muitos aspectos...
por ora o coração está repleto mas não consigo escrever...
a música fala por mim....
.................................
Uh........
Antes mesmo de ter um nome
E abrir os meus olhinhos
Ou alguém ver o meu rostinho
Eu estava num lugar especial,
Que Deus fez para mim
Cercado de amor, de calor.
Minhas mãos eram tão pequeninas,
Meus pezinhos, inseguros ainda
Mas no peito meu coraçãozinho
Já mostrava que o milagre do nascer,
Do viver, do existir, outra vez aconteceu...
Coro
Eu sou o milagre da vida,
Milagre da criação
Com Deus sim eu quero crescer.
Pois Ele quem me fez nascer
As crianças ocupam um lugar
Muito especial no coração do Pai,
Pois elas refletem pureza real

19 de fevereiro de 2010

FILTRO SOLAR




Nunca deixem de usar filtro solar!
Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro,seria esta: use filtro solar.Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar
estão provados e comprovados pela ciência;
já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante.

Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês.
Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo o poder
e a beleza da juventude até que tenham se apagado.
Mas, pode crer, daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e
perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia
quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente,
e como você realmente tava com tudo em cima.
Você não é tão gordo(a) quanto pensa!

Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação
é tão eficaz quanto mascar chiclete
para tentar resolver uma equação de álgebra.
As encrencas de verdade de sua vida tendem a vir de coisas que nunca
passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às quatro
da tarde de uma terça-feira modorrenta.
Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Use fio dental.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.
Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Faça o que fizer, não se auto-congratule demais, nem seja severo demais com você.
As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo.
É assim pra todo mundo.

Desfrute de seu corpo.
Use-o de toda maneira que puder. Mesmo.
Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele.
É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance.
Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.
Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.

Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas
e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar,
mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.

More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.

Aceite certas verdades inescapáveis:
Os preços vão subir. Os políticos vão saracotear.
Você, também, vai envelhecer.
E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem,
os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes,
e as crianças, respeitavam os mais velhos.
Respeite os mais velhos.
E não espere que ninguém segure a sua barra.
Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada.
Talvez case com um bom partido.
Mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.

Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos quarenta
vai aparentar oitenta e cinco.
Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.

Mas no filtro solar, acredite!

“Enquanto vocês precisarem de mim e não me quiserem eu permanecerei aqui, mas quando me quiserem e não precisarem de mim, deverei partir.”

Uma pedagogia tradicional...Perém eficiente!srsrsr

PARECE QUE TAMBÉM SÓ FUNCIONEI DEPOIS DO CARNAVAL...

 

UMA CHUVA DE IDÉIAS...
NADA CONCRETO...
TUDA PULA E DANÇA NA MINHA IMAGINAÇÃO...
MAS ANSEIO PELA CONCRETIZAÇÃO!!!

7 de fevereiro de 2010

Beyonce - ' I Am...Tour Brasil - São Paulo'


S E M
P A L A V R A S!

FANTÁSTICA PRODUÇÃO
CURTI DE PERTINHO!
ALGUMAS IMAGENS DA ABERTURA


UM DOS MELHORES MOMENTOS
AVE MARIA

6 de fevereiro de 2010

C O L M É I A

C omo explicar algo que faz parte da nossa vida e agente nem sabe como começou...e não importa
O onde e nem como estamos...qualquer coisa pode nos remeter a uma recordação...uma música,um
L ivro, um cheiro, uma marca, uma agenda, um alimento...
M arcas que carregamos impregnadas na alma 
E sejam elas doloridas, excitantes, alegres ou apenas recordações...
Impossivel de esquecer...Deus foi costurando a nossa história, nosso jeito de ser, nossa vida com muito
Amor...amizade, afinidade, alegria...
Muita gente se pergunta porque COLMÉIA?
Começamos a viver coisas importantes na nossas vidas em que grande parte das vezes eram partilhadas ou mesmo vividas em conjunto...Era  (e é) exatamente a convivência com as demais que fazia com que pensássemos e refletíssemos sobre como deveríamos ser e agir...Tomávamos as dores umas das outras ainda que depois no quarto de alguém quebrássemos o pau...Isso nos fazía crescer...Tiramos umas às outras de grandes ciladas principalmente em relação aos pais...(kkkk) Defendiámos umas às outras como irmãs...nem que para isso fosse necessário brigar...falar mais alto...e em alguns casos até agredir...(Meu Deus!) Partilhavamos sensações de adolescentes em relação a todos os questionamentos da vida e sentimentos diferentes que estávamos vivenciando...(a grande maioria pela primeira vez) e por isso se tornaram momentos tão significativos...Eles revelavam nossos primeiros traços de pessoas, mulheres, enfim... 
Nesse sentido, precisávamos de um código que nos identificasse...(hoje entendo como isso foi necessário para identificação psíquica das nossas mentes, no grupo)  e um de nossos amigos brincava muito com a idéia de que nós tinhamos MEL...e por isso gostavam de ficar conosco...conversar, rir, participar de eventos...A brincadeira tomou uma proporção gostosa...e decidimos assumir a figura de ABELHAS (que produzem mel...rsrsrs) logo, um conjunto ou coletivo de abelhas: uma COLMÉIA! 
Já se passaram 20 anos e o título de Colméia é uma brincadeira gostosa, que nos remete ao grupo, aos laços, às experiências, aos amigos da época, muitos deles deixaram marcas gostosas, já que não estão mais entre nós!
Nos encontramos sempre, nos falamos quase que diariamente, graças a internet. Continuamos partilhando TUDO! 
Deus continua nos abençoando com a AMIZADE, também discordamos umas das outras, tiramos sarro umas das outras, choramos juntas quando tá difícil de superar as dificuldades...Nossa vida continou...faculdades, trabalhos, casamentos, filhos...Mas manter a amizade é condição de sobrevivência às ciladas do dia- a dia!
Graças à Deus e somente à ELE esse laço perdura...pra escrever essas coisas  rolam algumas lágrimas...um nó na garganta...algumas borboletas no estômago...e muita, muita cumplicidade vêm à tona.
Sou eternamente grata por tudo que vivemos e continuamos à viver...é um grupo de pessoas sinceras, que falam o que pensam e por isso me fazem pensar e passar por sentimentos diversos, o que me faz amadurecer...Amizades para a eternidade.
É isso! 
Claro que muita gente faz parte da nossa vida. Muita gente meeeeeeeeeeeeeeesmo! Cada uma delas completa uma área da nossa vida...e isso nos edifica como seres humanos!
Paula, Karine, Cintia, Cristiane e Aline...Nomes gravados nas mãos de Deus! 

5 de fevereiro de 2010

E U L Á L I A


nome diferente
pessoa incrível
personalidade marcante
decidida e teimosa
de um encanto fora do comum
uma vida simples
cheia das coisas de Deus
se filhos são marcas para eternidade
e perpetuação do legado
o dela foi garantido!

um amor incodicional e criativo
manteve por TUDO
que esteve ao seu redor
ainda que de passagem

em suas mãos minhas mãos
aprenderam a se juntar
e elevar o pensamento
ÀQUELE
que de tudo tem de mais sagrado

em sua decisão formou a minha
de olhar para o céu
ensinou que o compromisso com ELE
é sempre com o próximo também
e em primeira instância


ao Corpo um respeito único
à Eucaristia uma reverência
e Amor sobrenatural
assim também o aprendi!

Dia nobre
para o seu descanso
para eternizar na memória
no coração
e na vida
o verdadeiro sentido de TUDO!

O coração sente falta
e ao mesmo tempo entende o verdadeiro sentido de passar
por este mundo
a Felicidade do lugar onde ocupas
...à direita do Pai!

Pra onde também quero ir
já que o caminho deixaste
o Guia!

Amei-te
e amo ainda mais
todo esse sentimento
será, certamente eterno!

ou pelo menos
se digna for
de reencontrá-la.

Mãezinha no céu
eu não sei rezar
eu só sei dizer
que quero te amar...

O que eles pensam sobre os pais?

É importante saber que imagem os filhos fazem dos pais...
Para, de repente, recuperá-la enquanto há tempo...
Profª. Aline Rosa
@>-------------------
Nós da 4ª B Fizemos uma pesquisa sobre a relação entre pais e filhos com os alunos da quarta série. A maioria disse que seus pais são legais. Mas alguns não têm pai. O importante é que aqueles que têm, acham eles legais. 
                                    Confira a pesquisa no jornal mural DA ESCOLA.
ALUNA REPÓRTER GEOVANA

O que será que os alunos da quarta série gostam na escola ?

Os alunos que gostam da escola, em sua maioria dizem que esse gostar “é porque” ela é bonita, porque ela tem piscina, porque tem mais alunos e porque os professores são legais. Outra coisa que chama a atenção é a biblioteca e a quadra de futebol. Mas o que faz mais sucesso mesmo é a piscina.
ALUNA REPÓRTER DÉBORA RAISSA

O que será que os alunos da quarta série gostam na escola ?

Os alunos que gostam da escola, em sua maioria dizem que esse gostar “é porque” ela é bonita, porque ela tem piscina, porque tem mais alunos e porque os professores são legais. Outra coisa que chama a atenção é a biblioteca e a quadra de futebol. Mas o que faz mais sucesso mesmo é a piscina.
ALUNA REPÓRTER DÉBORA RAISSA

JORNAL TAGARELA

EDITORIAL DO JORNAL TAGARELA EM JUNHO DE 2009

Nossos alunos da tarde, da 4ªB publicaram um jornal, com várias matérias, veja abaixo uma delas!


O trabalho de professor é muito difícil porque é preciso muita voz e muita paciência. Um professor não é só escrever na lousa e passar lição, é ensinar a educação, o respeito e muitas outras coisas. Alguns professores chatos e outros são legais. Mas isso não importa, só importa se ele está preparado para ensinar os alunos. Nas entrevistas que fizemos na escola descobrimos muitas coisas, como por exemplo alguns alunos que gostam de suas professoras, o Wesley que tem 10 anos e é aluno da quarta B, diz:

- A minha professora é a Aline, ela é muito legal e todo mundo da 4ªB adora ela. Ninguém nunca vai esquecê-la. Nosso recadinho: Professora, você é uma pessoa muito especial. Te adoramos!
Alunos: Vitoria Vanessa e Weslley

TRANSFERINDO SONHOS E DESEJOS

*Texto Profº Anderson para abertura do Blog da escola...


SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

AQUI VOCÊS VERÃO TUDO O QUE FAZEMOS EM NOSSA ESCOLA E TEMOS MUITAS COISAS BOAS A MOSTRAR. NOSSA ESPECIALIDADE É CRIAR ATIVIDADES NOVAS, INTUITIVAS, QUE BUSQUEM AMBIENTES EM QUE A CRIATIVIDADE SEJA NOSSA SEMEADURA.

VENHA CONOSCO NESSA VIAGEM, NÃO PERCA TEMPO E NOS AJUDE A CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR. JUNTOS SOMOS MAIS, MAIS FORTES E ESSECIALMENTE CRIATIVOS. PARTICIPEM CONOSCO, DEIXEM SUAS MENSAGENS, SEUS COMENTÁRIOS!


FEITO POR ALUNOS, PROFESSORES, GESTORES, PAIS E COMUNIDADE.

(Coordenador Pedagógico - Anderson Severiano Gomes)

PRODUÇÃO DE JORNAL - OS TAGARELAS

OS TAGARELAS
O JORNALZINHO DA 4ª SÉRIE



A professora Aline ensinou a gente observar um jornal, suas partes e desafiou a 4ª a B a produzir textos e montar um jornal para publicar as pesquisas que fizemos no recreio.

Depois das pesquisas organizadas em forma de reportagem ficou faltando um nome para o jornal e lembramos que no inicio do ano ficamos conhecidos como “os tagarelas”.
(REPORTER KARINE)
Os tagarelas falam demais, na sala fica aquele tic-tic e bate o sinal a sala enlouquece... Mas é muito divertido ser dessa sala, acontece muita coisa dentro das quatro paredes.
(REPORTER EWERTHON)
Nós falamos muito, muito mesmo, você nem imagina! Temos muita sorte que a nossa professora tem muita, mas muita paciência mesmo.
(REPORTER GUSTAVO N)
Decidimos colocar esse nome no jornal. Ele recebeu esse nome de origem muito louca pois nós da 4ª B falamos muito e somos “bagunceiros de montão” e é mais ou menos assim que esse primeiro jornal vai ficar...
(REPORTER KARINE)
Vamos falar de novidades da 4ª B, apresentar pesquisas sobre sentimentos, o que os alunos acham da escola, quais os esportes, alimentação, lazer, música e programas de TV preferidos dos alunos de 4ª série. È só ler para ficar por dentro de todo isso.
(REPORTER FLÁVIA)

Sequência Didática

A partir de hoje postarei uma sequência de textos fruto de um trabalho desenvolvido no meu atual local de trabalho!
----------------------------------------------------



1º ANIVERSÁRIO
CEU - Centro Educacional Unificado -
Inaugurado em 24 de Maio de 2008.

Uma escola enorme ...Quatro, eu disse 4 equipamentos funcionando ao mesmos tempo.

Um CEI- Centro de Educação Infantil, uma EMEI uma Escola Municipal de Educação Infantil , a EMEF Escola Municipal de Ensino Fundamental que atende ao alunos de 1ª à 8ª série... e a GESTÃO - que atende a comunidade escolar a ao redor o dia todo com atividades esportivas e culturais...

A vida aqui dentro é intensa....um mundo à parte. Acontece de tudo um pouco...sabemos de tudo o que acontece em todas as instancias da comunidade que estamos inseridos...é incrivel.

Uma comunidade com características peculiares...que atendemos com muito carinho e paixão...pois reconhecemos nossa função social e humana enquanto educadores....

Este espaço pretende revelar um pouquinho dessa dinâmica maravilhosa que é lidar e aprender com o ser humano em todas as estâncias.
Profª Aline Rosa

Sequência Didática

A partir de hoje postarei uma sequência de textos fruto de um trabalho desenvolvido no meu atual local de trabalho!
----------------------------------------------------



1º ANIVERSÁRIO
CEU - Centro Educacional Unificado -
Inaugurado em 24 de Maio de 2008.

Uma escola enorme ...Quatro, eu disse 4 equipamentos funcionando ao mesmos tempo.

Um CEI- Centro de Educação Infantil, uma EMEI uma Escola Municipal de Educação Infantil , a EMEF Escola Municipal de Ensino Fundamental que atende ao alunos de 1ª à 8ª série... e a GESTÃO - que atende a comunidade escolar a ao redor o dia todo com atividades esportivas e culturais...

A vida aqui dentro é intensa....um mundo à parte. Acontece de tudo um pouco...sabemos de tudo o que acontece em todas as instancias da comunidade que estamos inseridos...é incrivel.

Uma comunidade com características peculiares...que atendemos com muito carinho e paixão...pois reconhecemos nossa função social e humana enquanto educadores....

Este espaço pretende revelar um pouquinho dessa dinâmica maravilhosa que é lidar e aprender com o ser humano em todas as estâncias.
Profª Aline Rosa

3 de fevereiro de 2010

Tempo para Voltar!

hoje,
o dia amanhece cheio de expectativa
mas nem todo mundo respeita horário

Céu lindo pra voltar pro CEU
(nossa que fúnebre?rsrsrs)
trata-se do local de trabalho
e não do lugar onde trabalho a vida inteira
para voltar...(kkk)

pessoas vem
pessoas vão ( Ana Paula Valadão!)

Ah! Cibele
Snif! Anderson...
Esperanças e inseguranças...
Vamos lá...2010 depende de mim...

para fazer acontecer mil e uma idéias
dentro desse espaço tão pequeno
(meu cérebro!)
a mente viaja e busca muitas
mãos
mãos que trabalham
que constroem
que buscam...

quero uma ação diferente
não basta ensinar a ler
é preciso ler de tudo
e aprender a ler o mundo
gostar de coisas que outras pessoas gostaram

quero muita gente
que lê o mundo diferente
e vem contar pra gente

É tempo de voltar a pensar e agir
e colocar a cabeça pra funcionar...

IVM?
Orpas?
Cooperifa?
Fábrica de Criatividade?

inspirAÇÃO?!


Help!

1 de fevereiro de 2010

“Como o educador se apropria do imaginário? Uma reflexão à luz da Tecnologia Educacional”

A busca de entendimento das relações do imaginário infanto - juvenil em sala de aula nos remete às particularidades das interações sociais e das mesmas frente à construção do conhecimento. Neste sentido, faz-se necessário recorrer ao avanço registrado da Psicologia Infantil, quanto aos mecanismos do desenvolvimento e da aprendizagem. Segundo Jean Piaget, a partir dos estudos da cognição e inteligência que muito contribui para reflexões em Educação, cuja teoria será apresentada e discutida em alguns aspectos deste relatório, os conhecimentos jamais atingirão a escola se os educadores não os incorporarem e traduzi-los, visando uma realização original.

A escola em geral é criticada justamente por não valorizar: a formação do imaginário, a inteligência ética e o emocional dos alunos, e estes são campos de reflexão, intervenção e em alguns casos, de gerenciamento das relações e dos conflitos, ou seja, partes integrantes da constituição do sujeito. E ainda, pela não receptividade dos impactos culturais tecnológicos que bombardeiam a vida da comunidade escolar e de todos nós, interferindo direta e indiretamente na formação desta subjetividade, principalmente se considerarmos a escola como campo em que se dão de maneira privilegiada estas relações interpessoais.

Para que possamos refletir à luz deste novo prisma torna-se necessário que, os educadores conscientizem-se da imensa responsabilidade de orientação diante da complexidade em que se dá a construção do saber pelo sujeito.

É fundamental que reconheçam que a prática docente adquire novos significados se relacionada às novas tecnologias da comunicação.

Uma vez que, buscando ler, compreender o mundo que o cerca e assimilando o patrimônio histórico cultural, bem como as suas expressões emergentes, dialéticas e efêmeras, não faz sentido excluir tais conhecimentos da Educação escolar. Isto porque, a escola é o lugar onde a cultura se manifesta por diversos vieses e faces.

Permeia valores, costumes, hábitos, regras de convivência, normas, preferências, desejos, sonhos, frustrações e imaginários multifacetados e neste sentido acredita-se que este também seja o espaço para que o educador aprenda a lidar com as informações quando e como elas surgem, já que manifestadas pela comunidade escolar como um todo. E também se permitir educar num mundo contextualizado.

Em Educação não existe coisa mais importante que a formação do educador. Entretanto para que esta seja eficaz, precisa ser contínua. É comum dizer, que o educador ensina porque aprende. “A partir do momento que deixa de aprender perde a legitimidade para ensinar” (BECKER, 1997:147).

Este paradigma quanto à formação contínua do educador trata-se de uma inovação educativa associada às renovações pedagógicas, entendidas aqui, como conjunto de intervenções, decisões e processos intencionais sistematizados e necessários que tratam de modificar, transformar e inovar idéias, culturas, atitudes e comportamentos. São estes os aspectos da reflexão abordados neste relatório.

É preciso saber inovar!

O maior desafio dessa inovação, é a conversão da informação (palavra, texto, imagem) em conhecimento, devido à quantidade de estímulos gerados e a falta de sentido e conexão, entre eles, saber codificá-la, iterá-la, contextualizá-la, interpretá-la, dar-lhe sentido e significação; proporcionando o desenvolvimento de uma inteligência imaginativa e crítica da realidade (CARBONELL, 2002).

A partir deste pensamento, a intervenção na prática docente do Colégio em questão, foi realizada a pesquisa. Os educadores, portanto, são sujeitos desta investigação e intervenção pedagógica.

O sujeito da aprendizagem atual é semelhante e diferente dos sujeitos - aprendizes de todos os tempos na medida em que pergunta e interfere com muito mais desembaraço. É um ser humano que pergunta sobre tudo, o que por vezes incomoda, e isto é diferente se nos referirmos às últimas décadas.

Este aprendiz dispõe de vasta informação por meio da TV, do rádio, da mídia impressa, da Internet, de CDs, etc., de forma como jamais a humanidade conheceu.
Seu potencial imaginário é sugestionado por estas tecnologias, permeando ações e atividades cotidianas. Estas, por sua vez, “alteram a cultura social, o modo de viver, de se relacionar, de imaginar, de aprender e ensinar. No entanto, demanda informação de qualidade (ciência, ética, estética), pois reivindica o direito ao debate dessas informações. O que exige uma relação pedagógica ativa, que dê conta deste potencial imaginativo, por excelência” (BECKER, 1994, p. 89-96).

Sendo assim, acredita-se que um modelo pedagógico relacional é o único que conseguirá dar conta dessa demanda. E o educador, embora seja também, sujeito deste bombardeio tecnológico, deve aprender a ler isso no comportamento do aluno.

É neste contexto de duelo entre: patrimônio cultural à cerca do imaginário infanto - juvenil e o avanço das tecnologias, que se fundamentam os objetivos desta pesquisa. Colocando frente a frente o passado e o futuro, tendo como mediador deste diálogo, a apropriação da tecnologia em prol da Educação de qualidade e formação de novas gerações pensantes, críticas e éticas.

Apresentado sob o tema: “Como o educador se apropria do imaginário? Uma reflexão à luz da Tecnologia Educacional”, objetiva-se discutir como o educador se apropria das mutações históricas e como se dá a sua relação com as tecnologias. Bem como, a interferência subjetiva desta apropriação, na construção do saber pelo aluno.

Far-se-á, para tanto, uma leitura crítica do conhecimento no que diz respeito ao imaginário midiático infanto-juvenil e sua relação quanto aos conteúdos e estratégias estabelecidas pela escola. A fim de contribuir para a reflexão docente, no tocante à crise da escola, neste mundo globalizado; atentando, também, para o aproveitamento da produção cultural.

“Como o educador se apropria do imaginário? Uma reflexão à luz da Tecnologia Educacional”

A busca de entendimento das relações do imaginário infanto - juvenil em sala de aula nos remete às particularidades das interações sociais e das mesmas frente à construção do conhecimento. Neste sentido, faz-se necessário recorrer ao avanço registrado da Psicologia Infantil, quanto aos mecanismos do desenvolvimento e da aprendizagem. Segundo Jean Piaget, a partir dos estudos da cognição e inteligência que muito contribui para reflexões em Educação, cuja teoria será apresentada e discutida em alguns aspectos deste relatório, os conhecimentos jamais atingirão a escola se os educadores não os incorporarem e traduzi-los, visando uma realização original.

A escola em geral é criticada justamente por não valorizar: a formação do imaginário, a inteligência ética e o emocional dos alunos, e estes são campos de reflexão, intervenção e em alguns casos, de gerenciamento das relações e dos conflitos, ou seja, partes integrantes da constituição do sujeito. E ainda, pela não receptividade dos impactos culturais tecnológicos que bombardeiam a vida da comunidade escolar e de todos nós, interferindo direta e indiretamente na formação desta subjetividade, principalmente se considerarmos a escola como campo em que se dão de maneira privilegiada estas relações interpessoais.

Para que possamos refletir à luz deste novo prisma torna-se necessário que, os educadores conscientizem-se da imensa responsabilidade de orientação diante da complexidade em que se dá a construção do saber pelo sujeito.

É fundamental que reconheçam que a prática docente adquire novos significados se relacionada às novas tecnologias da comunicação.

Uma vez que, buscando ler, compreender o mundo que o cerca e assimilando o patrimônio histórico cultural, bem como as suas expressões emergentes, dialéticas e efêmeras, não faz sentido excluir tais conhecimentos da Educação escolar. Isto porque, a escola é o lugar onde a cultura se manifesta por diversos vieses e faces.

Permeia valores, costumes, hábitos, regras de convivência, normas, preferências, desejos, sonhos, frustrações e imaginários multifacetados e neste sentido acredita-se que este também seja o espaço para que o educador aprenda a lidar com as informações quando e como elas surgem, já que manifestadas pela comunidade escolar como um todo. E também se permitir educar num mundo contextualizado.

Em Educação não existe coisa mais importante que a formação do educador. Entretanto para que esta seja eficaz, precisa ser contínua. É comum dizer, que o educador ensina porque aprende. “A partir do momento que deixa de aprender perde a legitimidade para ensinar” (BECKER, 1997:147).

Este paradigma quanto à formação contínua do educador trata-se de uma inovação educativa associada às renovações pedagógicas, entendidas aqui, como conjunto de intervenções, decisões e processos intencionais sistematizados e necessários que tratam de modificar, transformar e inovar idéias, culturas, atitudes e comportamentos. São estes os aspectos da reflexão abordados neste relatório.

É preciso saber inovar!

O maior desafio dessa inovação, é a conversão da informação (palavra, texto, imagem) em conhecimento, devido à quantidade de estímulos gerados e a falta de sentido e conexão, entre eles, saber codificá-la, iterá-la, contextualizá-la, interpretá-la, dar-lhe sentido e significação; proporcionando o desenvolvimento de uma inteligência imaginativa e crítica da realidade (CARBONELL, 2002).

A partir deste pensamento, a intervenção na prática docente do Colégio em questão, foi realizada a pesquisa. Os educadores, portanto, são sujeitos desta investigação e intervenção pedagógica.

O sujeito da aprendizagem atual é semelhante e diferente dos sujeitos - aprendizes de todos os tempos na medida em que pergunta e interfere com muito mais desembaraço. É um ser humano que pergunta sobre tudo, o que por vezes incomoda, e isto é diferente se nos referirmos às últimas décadas.

Este aprendiz dispõe de vasta informação por meio da TV, do rádio, da mídia impressa, da Internet, de CDs, etc., de forma como jamais a humanidade conheceu.
Seu potencial imaginário é sugestionado por estas tecnologias, permeando ações e atividades cotidianas. Estas, por sua vez, “alteram a cultura social, o modo de viver, de se relacionar, de imaginar, de aprender e ensinar. No entanto, demanda informação de qualidade (ciência, ética, estética), pois reivindica o direito ao debate dessas informações. O que exige uma relação pedagógica ativa, que dê conta deste potencial imaginativo, por excelência” (BECKER, 1994, p. 89-96).

Sendo assim, acredita-se que um modelo pedagógico relacional é o único que conseguirá dar conta dessa demanda. E o educador, embora seja também, sujeito deste bombardeio tecnológico, deve aprender a ler isso no comportamento do aluno.

É neste contexto de duelo entre: patrimônio cultural à cerca do imaginário infanto - juvenil e o avanço das tecnologias, que se fundamentam os objetivos desta pesquisa. Colocando frente a frente o passado e o futuro, tendo como mediador deste diálogo, a apropriação da tecnologia em prol da Educação de qualidade e formação de novas gerações pensantes, críticas e éticas.

Apresentado sob o tema: “Como o educador se apropria do imaginário? Uma reflexão à luz da Tecnologia Educacional”, objetiva-se discutir como o educador se apropria das mutações históricas e como se dá a sua relação com as tecnologias. Bem como, a interferência subjetiva desta apropriação, na construção do saber pelo aluno.

Far-se-á, para tanto, uma leitura crítica do conhecimento no que diz respeito ao imaginário midiático infanto-juvenil e sua relação quanto aos conteúdos e estratégias estabelecidas pela escola. A fim de contribuir para a reflexão docente, no tocante à crise da escola, neste mundo globalizado; atentando, também, para o aproveitamento da produção cultural.

...há tardes assim...

há tardes assim
em que luz aquece...
mas você sente frio
em que há muitos a sua volta
e você se sente
numa solidão dura e cruel
em que há uma certeza
de que quem se ama vem
mas cada segundo é uma eternidade

há tardes em que amamos tanto
que nos sentimos impotentes
de descrever ou manifestar esse amor

há tardes
em que o sol brilha tão forte
e tão quente
que qualquer um
não pensaria duas vezes
em sair e pular numa piscina
de água bem fresca
mas como nada parece fazer sentido...
se permanece!

bate uma vontade de que o amnhã logo chegue
mas o sentimento aqui é tão bom
que eternizamos o momento...

dá uma vontade imensa
de proclamar
a tantos quantos forem capazes
de compreender

mas haverá alguém capaz?

por hora,
quardo muitas recordações
dos lugares
das pessoas
dos amores
do vente e da chuva...

que encantaram todas as minhas tardes
e agora, nesta hora
nesta tarde registro!

Imagens no retrovisor: passou e ficou!

Posted by Picasa

Fantasiando de chapéus...adoro!

Posted by Picasa